quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Feira Anual dos Santos de Cerdal

A Última Feira Romaria Galaico-Minhota

A freguesia valenciana de Cerdal promove a tradicional Feira dos Santos nos próximos dias 1, 2 e 3 de Novembro; a última grande feira/romaria do calendário anual galaico-minhoto e a mais importante entre o norte de Portugal e a Galiza.
Os visitantes, aos milhares, desfrutam de um amplo espaço e de uma vasta oferta de produtos proporcionada por mais de 500 expositores distribuídos pelos diversos sectores. A feira decorre no Terreiro de São Bento da Lagoa, num espaço devidamente infra-estruturado para o efeito, junto à estrada nacional São Pedro da Torre/Paredes de Coura, a 5 minutos do acesso à A3. O 1 de Novembro é o principal dia deste acontecimento e é conhecido como o Dia da Feira dos Santos e o dia 2 tradicionalmente instituído como o Dia da Feira das Trocas.
Feira de Gado e Corridas de Cavalos
Os cavalos garranos, endógenos da região, são um dos principais atractivos desta feira com as castiças e singulares licitações e mostra dos animais, por parte dos muitos criadores da região norte de Portugal e do sul da Galiza, a animarem as manhas do dia 1 de Novembro. Para além do gado cavalar este sector contará com gado bovino e caprino.
As emblemáticas corridas de cavalos decorrerão no dia 1, a partir das 13h, na Pista das Corridas. Estão programadas provas para garranos marcados, cavalos até 1,5 m e com mais de 1,5 m, em passo travado.
As Tasquinhas e as Desgarradas
Nas tascas da feira fazem-se, por tradição, as provas dos vinhos novos da região e, também, se apreciam os mais diversos petiscos, com destaque para os rojões, o caldo verde e as castanhas assadas. Nas noites, sobretudo, de 31 de Outubro para 1 de Novembro e deste para 2 de Novembro decorrem os cantares ao desafio e as desgarradas a cargo dos tocadores de concertina da região nas muitas tascas típicas montadas na feira.
A Feira das Lavradeiras
Os espaços mais próximos à Capela de São Bento acolhem as lavradeiras da região que nesta época vendem, sobretudo, os pericos dos santos (peras pequenas), as castanhas cruas ou cozidas, as nozes, os diospiros e muitos outros produtos do campo.
Feira Secular
A Feira dos Santos é uma feira / romaria secular e um verdadeiro ponto de encontro galaico-minhoto que cativa, ano após ano, milhares de visitantes. A feira já aparece documentada em 1758 e é um ponto de confluência de povos e onde, por excelência, se sente a alma galaico-minhota. Nas Memórias Paroquiais de 1758 esta feira surge já documentada “Nesta freguesia se faz uma feira dentro do distrito dela a doze de cada mês e em dia de Todos os Santos de cada ano e esta é de bestas (gado) e somente dura naquele dia e não é franca que paga os direitos a Sua Majestade”.
O Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, Dr. Francisco Sampaio, escreveu o seguinte a proposito desta feira: “É Feira à moda antiga e sendo a última grande Feira do ano no Alto Minho, arrasta no seu imaginário aquele ar de Festa e Arraial onde se diz missa, se cumprem ex-votos e promessas, e se acotovela o povoléu das redondezas. De Viana e de Ponte, de Monção e de Melgaço, de Coura e dos Arcos, dos Ayuntamientos da Raia Galega, tudo se achega numa alegria difusa e constante entre barracas e esparavéus, do plástico e dos factos à medida, das marcas e cassetes piratas, quinquilharias e ferragens, chitas e fazendas, loiças de Barcelos, móveis de Paredes, ourives de Gondomar, garranos dos montados do Corno do Bico e piscas das lavradas de Ganfei.”.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Trilho Pedestre do Faro em Valença

A Câmara Municipal de Valença vai abrir ao público o trilho pedestre do Monte do Faro, com 8 Km, no próximo sábado, 27 de Outubro, durante a manhã. Um percurso que privilegia o contacto com a montanha, sempre acompanhado de excelentes vistas para o Vale do Minho e o sul da Galiza.
O ponto de encontro está marcado, para as 9h30, na capela da Senhora do Faro e o inicio da caminhada para as 10h a partir deste local. O tempo estimado do percurso é de 3h00 e a participação nesta caminhada está aberta a toda a população. Este percurso começa junto à ermida da Sr.ª do Faro. Trata-se de um curto itinerário com um grau de dificuldade fácil, que atinge a cota máxima de 530 metros no topo do Monte do Faro. O trilho percorre zonas de elevado potencial paisagístico, permitindo a visita a um bosque de resinosas muito bem conservado e protegido, onde podemos constatar a presença de espécies como o esquilovermelho (Sciurus vulgaris) e a raposa (Vulpes vulpes).
Está previsto, se o tempo o permitir, sessões interpretativas da natureza em alguns pontos, nomeadamente das várias espécies de cogumelos existentes nas encostas do Monte do Faro.
Este percurso desenrrola-se nas freguesias de Gandra, Ganfei e Sanfins.

Voto de Louvor à Atleta Inês Fernandes

O Executivo Municipal de Valença aprovou, por unanimidade, um Voto de Louvor à atleta Inês Fernandes, pela brilhante prestação no Campeonato do Mundo I.N.A.S.-F.I.D., ao conquistar a medalha de prata no lançamento do peso e do martelo feminino.
A atleta valenciana sagrou-se dupla vice-campeã do mundo I.N.A.S.-F.I.D. em Atletismo, nas provas realizadas na cidade brasileira de Fortaleza entre os dias 16 e 23 de Setembro de 2007.A excelente prestação de Inês Fernandes permitiu obter, ainda, a quinta melhor marca no Lançamento do Disco, dando assim uma contribuição preciosa para o segundo lugar, por equipas, alcançado pela representação portuguesa da A.N.D.D.E.M., presente nestes campeonatos, onde competiram representações de todos os continentes.
Esta Atleta que treina desde os treze anos, actualmente com 19, tem no seu palmares os títulos de vice-campeã da Europa de Lançamento do Peso em Pista Coberta, em Março deste ano na Republica Checa completando assim uma época extraordinária com a obtenção destas duas medadas de prata. Este Ano a Inês fez com que por três vezes a Bandeira Portuguesa fosse asteada em Estádios do Mundo.
Esta atleta é um orgulho para Portugal e muito honra e prestigia Valença e os valencianos sendo um estimulo e um exemplo para a nossa comunidade, nomeadamente os mais jovens.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Plataforma logística de Valença avança em 2008

O presidente da Câmara de Valença garante que o projecto da plataforma logística, uma das 14 previstas no plano Portugal Logístico, "está muito bem encaminhado e deverá começar a ser implementado durante o próximo ano".
José Luís Serra vai reunir-se com o Gabinete para o Desenvolvimento do Sistema Logístico Nacional no início da próxima semana, e adiantou ao PÚBLICO que " já foram dados passos importantes" no que diz respeito à aquisição dos terrenos e que já "apareceram vários consórcios interessados".
Segundo o autarca socialista, houve uma alteração do conceito inicial do projecto, quer em termos de dimensão, quer em termos de localização da plataforma."Dos 70 hectares inicialmente previstos, nesta altura estaremos a falar numa área que poderá atingir entre os 200 a 250 hectares", afirmou Serra.
A nova localização da plataforma logística é agora apontada para o lado sul do nó entre a A3 (Porto-Valença) e a EN13 (Viana-Valença), num investimento que, face a estas alterações, "será muito superior aos 50 milhões de euros inicialmente anunciados".
O autarca garantiu tratar-se de "um projecto estratégico para Valença e para o Vale do Minho" e "vital na interligação das economias da euro-região do Noroeste peninsular", salientando ainda a importância da futura estrutura na captação de novos investimentos".
Considerada uma das maiores do país, esta plataforma transfronteiriça será multimodal (rodo-ferroviária), de apoio à Região Norte e ao Sul da Galiza. Segundo o autarca, este espaço terá um papel fundamental na articulação do tecido produtivo do Norte de Portugal e da Galiza.
A plataforma de Valença será articulada com as que estão previstas a nível nacional no âmbito do Portugal Logístico e terá uma ligação preferencial com as da vizinha Espanha, nomeadamente com a que está a ser criada em Salvaterra do Miño/As Neves, em frente a Monção.

In Público, 22.10.2007, Andrea Cruz

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Paços do कांसल्ह Valença

A Câmara Municipal de Valença avançou com a empreitada de reabilitação do edificio dos Paços do Municipio, com um valor de 800 mil euros e um prazo de execução de 270 dias.
A traça exterior do edificio manterá o aspecto actual não sofrendo qualquer alteração, no tocante ao interior será completamente reformulado, com a apresentação final distribuida por tres pisos. No piso superior ficará o auditório municipal, com capacidade para 85 pessoas, com espaços para serviços de apoio. O piso intermédia ficará para a Presidência, sala de reuniões, vice-presidência e gabinete de apoio. No res-do-chão serão instaladas as chefias de divisão administrativas e financeiras e outros serviços de apoio.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, pretende-se com esta intervenção dar uma nova funcionalidade e agilidade ao edificio principal da administração municipal, com condições mais adequadas aos serviços que a autarquia, hoje, presta ao municipe.
Esta intervenção enquadra-se no processo de reformulação dos serviços municipais em curso, bem como do plano de recuperação de imóveis históricos da Fortaleza que decorre já com intervenções no edificio da “Domus Municipalis” para a sua readaptação a núcleo museológico. Para breve programam-se, também, intervenções em três Casamatas e no Paiol do Açougue, para espaços museológicos e no Paiol do Campo de Marte para a sua readaptação a posto de turismo.
Enquanto decorrem as obras a Presidência e serviços de apoio funcionam no piso superior do edificio da antiga Caixa Geral de Depósitos, com acesso pela rua Mouzinho de Albuquerque. Os demais serviços, que funcionavam nos Paços do Concelho, foram transferidos para o mesmo edificio da antiga Caixa, mas com acesso pela Rua da Oliveira.
O actual edificio dos Paços do Concelho data de 1886, embora a Câmara Municipal já funcione neste local desde 19 de Janeiro de 1835, num anterior imóvel que, em tempos, foi a sede da Vigararia Geral de Valença. Antes destas datas a administração municipal de Valença passou pelo edificio da antiga “Domus Municipalis” e outros imóveis da rua Mouzinho de Albuquerque, todos no interior da Praça-Forte.

Trilho da Veiga Mira

A Câmara Municipal de Valença abriU ao público o trilho pedestre da Veiga da Mira, com 4.57 kM , em 12 de Outubro, durante a manhã। Um percurso que privilegia o contacto com as margens do rio Minho e o biótipo da Veiga da Mira.
Este percurso parte de S. Pedro da Torre, seguindo um itinerário paralelo à linha do caminho ferro. No seu trajecto atravessa uma das zonas húmidas mais importantes do Rio Minho, o biótipo da Veiga da Mira. Uma reserva de fauna e flora das mais importantes da bacia do Minho, onde os pântanos albergam extensas matas de amieiros e onde a fauna, sobretudo, as aves migratórias se destacam. No seu percurso será, ainda, possível apreciar a ponte medieval, de fundação romana, da Veiga da Mira, ponto importante da via romana Per Loca Marítima que fazia o caminho da costa de Viana até Valença. Este itinerário interliga, já na sua parte final, com o troço da marginal fluvial da Sr.ª da Cabeça, terminando junto ao Pavilhão Naútico.
O trilho atravessa as freguesias de São Pedro da Torre, Arão e Cristelo Cõvo. Trata-se de um percurso de curta distância, com um grau de dificuldade fácil. A cota máxima atingida é de 22 metros, junto à Igreja de S. Pedro da Torre.

A 28 ATÉ VALENÇA

Os estudos prévios da A-28 entre Caminha e Valença e da ligação de Paredes de Coura à A-3 são consignados na segunda-feira, numa cerimónia que será presidida pelo secretário de Estado das Obras Públicas, foi hoje divulgado.
Fontes autárquicas disseram à Lusa que a cerimónia de consignação terá lugar pelas 12:00 no Gabinete de Apoio Técnico do Vale do Minho, em Valença.
As empresas adjudicatárias terão 390 dias para dar por concluídos os estudos, que se destinam a caracterizar e avaliar várias alternativas de traçado e soluções construtivas, englobando diversas componentes técnicas, como geologia, tráfego, impacte ambiental e viabilidade económica.
Após a elaboração do estudo prévio, terá lugar a avaliação do impacte ambiental, através de uma comissão coordenada pelo Instituto do Ambiente.
O processo de avaliação culmina com uma declaração de impacte ambiental, que determina o projecto de execução.
O troço da A-28 entre Viana do Castelo e Caminha foi inaugurado em Novembro de 2005 pelo primeiro-ministro, José Sócrates, que logo na altura garantiu que a via teria continuidade até Valença, sem, no entanto, avançar quaisquer datas para o início da obra.~
Poucos dias depois, a Estradas de Portugal abriu concurso público para o estudo prévio do prolongamento daquela auto-estrada, fixando Janeiro de 2006 como prazo limite para a entrega das propostas.
A construção do troço da A-28 entre Caminha e Valença consta do Plano Rodoviário Nacional e é um objectivo plasmado no programa do actual Governo, apresentado na Assembleia da República em Março de 2005.
Em relação à ligação de Paredes de Coura à A-3, mais concretamente ao nó de Sapardos, em Vila Nova de Cerveira, o actual estudo vem substituir um outro, realizado em 1998, que acabou por não ser aprovado por causa dos «graves impactes ambientais» das soluções de traçado nele preconizadas.
De acordo com um documento do Ministério das Obras Públicas, as principais condicionantes e incompatibilidades verificadas na altura prendiam-se com «situações delicadas», como as interferências com o Sítio da Rede Natura 2000 designado como Corno do Bico, a reserva arqueológica estabelecida pela Câmara de Paredes de Coura na zona da Peneira e ainda a área de exploração de água mineral designada Água de Grichões.
Enquanto a via rápida não avança, a ligação «privilegiada» entre Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira continua a fazer-se pelas estradas nacionais 302 e 303, que se preparam para ser alvo de uma profunda obra de beneficiação, orçada em mais de 2,6 milhões de euros.
Diário Digital / Lusa

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

IV Encontro de Micologia Atlântica em Valença

Valença recebe o IV Encontro de Micologia Atlântica, de 11 a 14 de Outubro, numa iniciativa da Associação Micológica A Pantorra e do Grupo Micológico Galego “Luís Freire” de Vigo. A iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença.
O encontro contará com a presença de uma centena de participantes oriundos de Portugal, da Galiza, Cantábria, Astúrias e País Basco.
Trata-se, segundo a organização, de uma oportunidade especial de “fazermos o estudo agro-florestal dos cogumelos e dar a conhecer as potencialidades turísticas de Valença e seu entorno, tendo por base este produto”.
O objectivo deste encontro é potenciar sinergias no âmbito do estudo micológico, promover o conhecimento científico dos cogumelos, a amizade entre os micólogos e aficionados da Micologia.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Teatro nas Escolas de Valença

“Uma bailarina na Escola”
A Companhia de Teatro “As Comédias do Minho” apresenta a peça “Uma bailarina na escola”, a par de um atelier de dança, na EB 2 e 3 de Valença, na próxima sexta-feira, 12 de Outubro, em duas sessões, uma às 10h20 e a outra às 14h30.

Trata-se de um espectáculo produzido pela companhia de teatro do Vale do Minho, com o apoio da autarquia valenciana. A concepção e direcção estão cargo de Aldara Bizarro, que procura proporcionar novas leituras para as artes, suscitando a reflexão corporal, enquanto objecto de saber e de sentir.
A figura central da história é uma bailarina que toma o lugar do professor na sala de aula e convida os alunos a assistirem a uma dança. Através da pergunta “Qual a parte do corpo que gostas mais?”, a bailarina estabelece um diálogo com os alunos: fala-lhes do corpo, fazendo a ponte entre a natureza e o pensamento. Todos juntos (alunos e bailarina) fazem a dança dos músculos. A bailarina leva-os para um lugar reservado da sala para lhes contar… um segredo. Diz-lhes de onde vem e fala-lhes do seu passado e da sua família. Com este discurso, procura remeter os alunos para o significado da herança genética e da influência da cultura no corpo. Dois a dois, os alunos são desafiados a desempenhar um conjunto de tarefas que darão origem ao Corpo da Escola. No final, os alunos podem ter uma conversa informal com a artista e colocar questões sobre o espectáculo.
Este espectáculo tem por objectivo abranger um maior número de publico jovem, levando a dança num formato que reúne aspectos inerentes ao espectáculo de dança (como o domínio do corpo, a qualidade interpretativa da bailarina, a beleza e o prazer de ver) e aspectos pertencentes ao ateliê de dança (o fazer, o pesquisar, o pensar, o sentir e o prazer de dançar).