sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Valença Avança com 3ª fase da Fortaleza

Intervenção Colocada à Discussão Pública
A Câmara Municipal de Valença lançou à discussão pública o projecto da 3ª fase da Requalificação Urbana do Centro Histórico (Praça-Forte), intervenção estimada em 3,5 milhões de euros.
Trata-se da intervenção correspondente à última parte da requalificação urbana do Centro Histórico que abrangerá a área compreendida entre o final da Zona 2 (intervenção em fase final de execução) Largo de São Teotónio / Largo Dr. José Maria Rodrigues e a Pousada / Portas da Gaviarra.
O projecto de intervenção, para esta fase, tem por base os conceitos já adoptados nas intervenções anteriores na área da Coroada e na Zona 2, na parte mais antiga da Praça-Forte, desde as Portas do Meio até ao Largo de São Teotónio / Largo Dr. José Maria Rodrigues.
Para o Presidente, Dr. José Luís Serra, com esta terceira intervenção, fecha-se um ciclo que remodela completamente a Fortaleza no que toca às suas infra-estruturas e modo de funcionamento tanto para peões como para veículos. Para o autarca as intervenções no Centro Histórico de Valença proporcionam funcionalidade e modernidade nas suas infra-estruturas e são atractivo potenciador da dinamização da sua actividade comercial, turistica e cultural e tendo por objectivo a atracção de novos residentes.
A intervenção redefine os espaços públicos com novos pavimentos, unifica a coesão da malha urbana e cria percursos pedonais no perímetro das muralhas. Intervenções que incluem, também, a renovação das infra-estruturas de saneamento básico, com execução de galerias técnicas nas ruas principais.
Os pavimentos serão substituídos por calçada irregular com pedras de granito, lajeado e saibro, mantendo-se contudo, em algumas zonas, o material existente em seixo, como memória histórica.
As linhas de intervenção definidas para esta fase mantem a mesma lógica da intervenção na fase 2 e na Coroada, no que toca ao desenho urbano bem como aos materiais utilizados.
Nos quinze dias em que o projecto se encontra à discussão pública os cidadãos poderão consultar o processo e dar as suas opiniões nos Serviços Técnicos da Câmara Municipal.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

“As Gerações Valencianas” de Pereira de Castro

Nova Publicação sobre a História de Valença
O conhecimento da história de Valença vai ficar enriquecido com o lançamento do primeiro volume da obra “As Gerações Valencianas” de Alberto Pereira de Castro, no próximo dia 15 de Dezembro, na Biblioteca Municipal, a partir das 15h. A apresentação da obra estará a cargo da directora do Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Drª Olinda Alves Pereira.
Esta obra constará de 2 volumes dos quais é publicado agora o primeiro, com cerca de 900 páginas.
Trata-se de um trabalho de pesquisa, segundo ao autor, de 20 anos em vários arquivos sobre uma centena de famílias de Valença das quais 40 aparecem retratadas nesta primeira edição.
Séculos de gerações de valencianos, que passaram pelos mais representativos cargos da administração municipal, militar e da Colegiada, aparecem retratados nesta obra bem como as suas várias ramificações. Da velha nobreza, desde o século XIV, à nova burguesia do século XIX, até aos descendentes actuais, em muitas famílias, está lá o retrato genealógico e social de muitas gerações. Informações preciosas para um mais aprofundado conhecimento da vida e vivências valencianas ao longo de mais de 700 anos.
A maior partes dessas famílias (Castros, Barbosas, Antas, Bacelares e muitas outras) enraizadas em Valença e que aqui edificaram um importante património que perdura, na sua quase totalidade, são abordadas pela primeira vez, com a segurança e o rigor a que o autor de “A Praça Forte de Valença” habituou os seus muitos leitores e para tal muito contribuiu o vasto e profundo conhecimento que tem da terra valenciana.
Pereira de Castro tem já um longo curriculum de investigação histórica e de publicação de que se destacam obras como “A Praça-Forte de Valença do Minho” (3ª edição), “Valença nas Guerras da Restauração”, “A Igreja de Santo Estevão e a Fundação da Colegiada”, “Valença na Revolta dos Marechais – O Cerco à Praça-Forte em 1836”, etc.
É na linha da investigação histórica das obras já lançadas que o historiador avança com “As Gerações Valencianas”, embora, desta feita, no campo especifico da genealogia..
Trata-se de um trabalho que se pode considerar representativo de um amplo painel social em que emergem as inúmeras figuras daqueles que, no decorrer dos séculos, geriram os destinos do concelho, comandando unidades, governando a fortaleza ou rezaram as horas na Colegiada.
A edição desta obra contará com o apoio da Câmara Municipal de Valença, no âmbito da politica cultural da autarquia.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

2008 com 18 Milhões de Euros em Valença

Educação, Reabilitação Urbana e Rede de Saneamento
O Executivo de Valença deliberou propor à Assembleia Municipal a aprovação do Plano Plurianual de Investimento para 2008 com um valor de investimento total de 17.928.279. Os destaques situam-se na área da educação, da reabilitação urbana da zona nova de Valença e do alargamento da rede de saneamento.
Para o Presidente, Dr. José Luís Serra, este é um orçamento que pretende ir de encontro às necessidades estruturais para o município de forma a aproveitar o próximo Quadre de Apoio financeiro da União Europeia (Q.R.E.N.). O autarca saliente o investimento na educação que pretende fechar um ciclo de oito anos de grandes intervenções que permitirão, durante 2008, ter um parque escolar completamente remodelado e adequado aos novos desafios.
A maior fatia vai para o novo Centro Educativo de Valença, a construir na Zona Escolar e Desportiva, bem como para o novo acesso / ligação entre a avenida da Juventude e a rua 25 de Abril, que surge a par do novo edifício. Nesta área merece, ainda, referência as intervenções nas Escolas Básicas de Friestas e Passos (Cerdal), no Jardim de Infância de Bogim (Cerdal) e no refeitório da Escola Básica e Jardim de Infância de Arão.
No apoio à terceira idade e à infância destacam-se a participação da Câmara na execução da nova Creche de Cerdal e do Centro de Dia de Valença. Referência, ainda, para a intenção da autarquia apoiar a Cruz Vermelha Portuguesa na criação de um Lar da Terceira Idade, cuja candidatura já foi aprovada pelo programa PARES e implicará um investimento de 2.5 milhões de euros, bem como todas as diligências para reactivar a Unidade de Convalescênça do Centro de Saúde e a implementação da uma Unidade de Cuidados Continuados.
No tocante aos equipamentos destacam-se as intervenções nos Paços do Concelho, com a remodelação completa de todo o interior, a intervenção no Paiol do Campo de Marte e a sua transformação em posto de turismo, bem como a readaptação da antiga Cadeia/“Domus Municipalis” em polo central da rede de espaços museológicos da Fortaleza que implicará, ainda, a transformação de 5 casamatas (armazéns militares) em espaços de memória militar.
Um orçamento que reserva uma verba importante, ainda, para a conclusão da requalificação da Praça-Forte- 2ª fase, bem como para o edifício Multiusos da Coroada (Fortaleza) e para o avanço da 3ª fase das obras da Fortaleza que fechará as intervenções no Centro Histórico. Uma aposta que, a par da intervenção na frente ribeirinha do rio Minho, pretende ser factor potenciador e captador de novos investimentos na àrea do turismo.
O próximo ano marcará, também, o arranque da Plataforma Logística de Valença, um dos maiores investimentos de sempre na região que tem envolvido a autarquia em múltiplas e constantes diligências junto dos diversos órgãos da tutela. Ano que marcará, ainda, a consolidação de vários investimentos no Parque Empresarial de Valença.
Todo um conjunto de investimentos, transversais às mais diversas áreas de acção, que pretendem ir de encontro à máxima estratégia municipal de criar as condições propicias ao aumento do número de habitantes, contrariando a tendência nas zonas de fronteira, face ao poder de atractividade de cidades como Vigo, Porto ou Braga. Uma estratégia confirmada pelos recentes dados do I.N.E. - Instituto Nacional de Estatística, que apontam, nos últimos anos, para um aumento gradual e significativo da população residente em Valença.
O rigor e o equilíbrio financeiro das contas públicas municipais continuam a ser preocupações espelhadas no documento. O equilíbrio das contas tem permitido que, desde 2001, serviços como a água, o saneamento e as taxas de construção de habitações unifamiliares não tenham sofrido aumentos. Medidas acompanhadas, ainda, em 2007 com a descida do I.M.I. - Imposto Municipal sobre Imóveis.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

BPI abre Centro de Investimento em Valença

O BPI inaugura na próxima segunda-feira, dia 3 de Dezembro, um Centro de Investimento na cidade de Valença, elevando para 23 o número total de Centros desta rede especializada distribuídos por todo o país.
Os Centros de Investimento BPI são espaços de atendimento especialmente dirigidos a Clientes particulares de elevado património e encontram-se já presentes nas principais cidades portuguesas: Lisboa (Av. Roma, Baixa, M. Pombal e Saldanha), Porto (Boavista e Sá da Bandeira), Guimarães, Braga, Maia, Matosinhos, Gaia, Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria, Santarém, Setúbal, Évora, Beja, Faro, Ponta Delgada e Funchal.
Esta rede oferece um Serviço de Assessoria Financeira Personalizada, através de equipas qualificadas de Assessores Financeiros que, tendo em conta as necessidades do Cliente, prestam apoio personalizado em todas as vertentes da vida financeira dos seus Clientes. O serviço inclui o acesso a toda a oferta de produtos BPI e abrange não só o apoio na gestão da carteira de investimentos, mas também a identificação das melhores soluções de crédito, além de todos os serviços bancários tradicionais.
Dispondo de instalações que proporcionam um atendimento em ambiente de grande privacidade, com a maior discrição e conforto, o novo Centro de Investimento fica localizado na Av. Miguel Dantas, e terá como responsável Augusto Lindo.

BPI