sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Inês Ferreira traz medalha de ouro para Portugal na competição de Rope Skipping

Maria Inês Pereira Ferreira, filha de pais valencianos, brilhou no campeonato World Jump Rope (campeonato mundial de saltos à corda) que decorreu em França. A jovem atleta conquistou 11 medalhas no campeonato em Paris nos passados dias 21 a 25 de Julho. A competição contou com a participação da seleção portuguesa além de outros 22 países e envolveu 680 atletas.
Com apenas 12 anos, Inês Ferreira integrou pela primeira vez a equipa da seleção portuguesa na competição de rope skipping. A jovem participou em 12 provas do campeonato e teve uma prestação brilhante. Arrecadou um total de 11 medalhas.  1 medalha de ouro, 1 medalha de prata, 6 medalhas de bronze, 1 medalha de honra de quarto lugar e 2 medalhas de honra de quinto lugar. Nas provas de velocidade individual, Inês realizou 138 saltos na prova dos 30 segundos e 696 saltos na prova dos 3 minutos. 
O Rope Skipping é uma modalidade desportiva que tem por base saltar à corda, utilizando uma diversidade de saltos, acrobacias e manejos da corda bem como infinitas combinações de habilidades e possibilidade de sincronismo entre os atletas e a música. Existem várias formas de saltar: corda individual (Single Rope), duas cordas (Double Dutch), partilha das cordas (Roda Chinesa), corda longa e outros. Para efeitos de competição apenas se contabilizam as provas individuais (velocidade, resistência, potência e freestyle) e provas de equipa (provas de velocidade e Freestyle).
Este desporto começou a praticar-se em Portugal há cerca de 10 anos e em 2011 foi fundada a Associação Portuguesa de Rope Skipping.  Inês Ferreira, com raízes em Valença do Minho, começou a praticar esta modalidade em 2013 e, em Março de 2015, em Braga, conquistou o título de Campeã Nacional na categoria youth (11-13 anos). Ao longo da sua curta carreira, já conquistou 6 medalhas de ouro, 10 medalhas de prata e 8 medalhas de bronze. Inês Ferreira pratica o rope skipping na equipa do "Colégio João Paulo II", em Braga onde reside atualmente.
in www.minhodigital.com

Sem comentários:

Enviar um comentário