terça-feira, 9 de agosto de 2016

TRILHO INSUA DO CRASTO

O Trilho da Ínsua do Crasto é um percurso com 11,95 Km's encostado ao rio Minho e às pesqueiras com passagens pela Ínsua do Crasto e foz do Rio Manco, complementar à Ecopista do Rio Minho Valença / Monção.
    O ponto de partida é a igreja paroquial de Friestas,  sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas.
    O primeiro ponto de destaque vai para o Portão dos Crastos: uma fachada imponente onde a ecopista e o trilho se encostam à EN 101. A emblemática Ínsua do Crasto, uma língua de terra no rio Minho, já nos limites com Monção e a Foz do Rio Manco, são pontos marcantes do percurso onde o trilho é de interpretação da natureza. Trata-se de uma zona onde a fauna e a flora são abundantes. Com um pouco de sorte será até possível ver alguma lontra ou vison, comuns neste autêntico refugio da natureza, nas margens do rio Minho. Pelas margens  ribeirinhas do rio Minho o percurso segue para sul, até ao emblemático cruzeiro medieval de Verdoejo, percorrendo itinerários agrícolas, trilhos de pescadores e velhas pesqueiras, outrora percorridos por contrabandistas.
    Trata-se de um percurso de pequena rota de características paisagístico-ecológico, com um grau fácil, com uma cota máxima os 68 metros.

Sem comentários:

Enviar um comentário