quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Sabores do Anho Brilharam em Gondomil

Os “Sabores do Anho” encantaram os mais apurados paladares no fim de semana de 3 e 4 de setembro, na freguesia valenciana de Gondomil. Mais de 1500 comensais passaram pela segunda edição deste festival gastronómico, superando as melhores expetativas para este evento.
Anho Assado no forno a lenha, com  arroz pingado, feito por quem mais sabe desta tradição secular é uma iguaria que Valença tem vindo a promover e potenciar como uma das grandes referências gastronómicas do concelho.
Sabores do Anho foi uma oportunidade única para saborear um prato genuíno da região elaborado de forma tradicional assado, como há séculos, nos tradicionais fornos a lenha por mãos sábias; um prato rei gastronómico das festas grandes.
O anho assado nos fornos de Valença é criado, em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor inigualável.
Este evento pretendeu promover um prato emblemático de Valença que encontra em Gondomil um dos seus referentes na confeção. Nesta freguesia são muitos os fornos antigos, a lenha, que o ainda confecionam  mantendo uma tradição apurada ao longos dos tempos. Esta foi, também, uma oportunidade  para promover e dinamizar o setor da pastorícia que na parte norte do concelho está muito presente nas comunidade locais e tem no anho e no cabrito importantes fontes de receita.
A iniciativa foi da Câmara Municipal de Valença, Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil.
Os Sabores do Anho encerrou o ciclo anual de eventos gastronómicos que a Câmara Municipal de Valença dinamizou ao longo deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário